AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - DESAFIOS E POSSIBILIDADES

PEREIRA, Bruna Regina; OLIVEIRA, Silvana Tomazoni de; FRAINER, Viviane

Resumo

O presente artigo aborda questões relacionadas ao autismo e sua concepção histórica, as contribuições dos avanços tecnológicos para compreensão desse transtorno e como hoje é interpretado, suas características, métodos de trabalho e inclusão desse aluno no ensino regular, especificamente na Educação Infantil. Pretende-se, desta forma, refletir como os profissionais da Educação Infantil podem contribuir com a evolução da criança com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) no seu desenvolvimento social, físico e intelectual e sobre o que permeia esse processo para suprir a lacuna entre os desafios e as possibilidades de ensinar essas crianças. Destaca-se que, nesta etapa, as crianças com o autismo são inseridas nas instituições de ensino e precisam de profissionais que possuam conhecimentos prévios sobre o referido transtorno e tenham pré-disposição para criarem vínculos e estratégias que possibilitem as aprendizagens, respeitando as especificidades desse transtorno. Trata-se de uma revisão bibliográfica, fundamentada em literatura especializada, consulta a artigos científicos publicados em bases de dados, além de literaturas especializadas na área da educação e da psicopedagogia. Este estudo se mostrou relevante à medida em que contribuirá para o esclarecimento do Transtorno do desenvolvimento do Espectro Autismo, esclarecendo algumas estratégias de ensino e possibilitando novas aprendizagens. Foram utilizados diferentes estudiosos, entre estes destacam-se: Chiotte, Duarte, Freire, Mittler, Moita, Orrú, Rivière, Sharma, Gonda e Tarazi, Teixeira, Willians e Wright, assim como legislações e o Manual Diagnósticos e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5 (APA, 2014). Por meio do estudo realizado, verificou-se que as crianças autistas podem se desenvolver em vários aspectos cognitivos e físicos, respeitando as suas especificidades.

Autismo. TEA. Aprendizagem. Educação Infantil.

Texto completo

Apontamentos

Não há apontamentos

Direitos Autorais - 2020

Bruna Regina Pereira; Silvana Tomazoni de Oliveira; Viviane Frainer

Sinergia Sistema de Ensino - Faculdade Sinergia

Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, 199, Bairro São Pedro, Navegantes-SC.
CEP 88370-053.
E-mail: revistaonline@sinergia.edu.br