DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - O JOGO COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOS
FERNANDES, Cristiane Raquel de Quevedo; KOBARG, Ana Paula Ribeiro; FRAINER, Viviane
Resumo
As dificuldades de aprendizagem se manifestam logo que as crianças são inseridas no ambiente escolar, intensificando-se na fase de 5 a 6 anos, quando se inicia o contato real com o mundo letrado. Nesse contexto, a valorização do jogo para a melhoria do desempenho de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem deve ser objeto de reflexão, pois o jogo é uma ferramenta de auxílio do ensino, e consequentemente, da aprendizagem, que contribui para o desenvolvimento de múltiplas competências e habilidades. Nessa perspectiva, este artigo partiu da seguinte questão problema: como o jogo pode auxiliar no ensino de crianças de 5 e 6 anos que apresentam dificuldades de aprendizagem? Para responder a essa questão, foi estabelecido como objetivo geral relacionar as dificuldades de aprendizagem de crianças de 5 e 6 anos e o jogo como auxílio no ensino. Este artigo trata-se de uma revisão de literatura, cuja temática abordada foi fundamentada nos autores: Antunes (2017); Balestra (2007); Bossa (2007); Brito (2015); Falkembach, (2007); Haetinger e Haetinger (2009); Kishimoto (2008); Mrech (2008); Smith e Strick (2012); Vygotsky (1989), entre outros. Os resultados apontam que são cada vez mais comuns crianças com dificuldades de aprendizagem, sendo assim, professor e psicopedagogo precisam de ferramentas variadas para suprir essa demanda. Para tanto, conclui-se que o jogo é uma ferramenta indispensável no processo de ensino e de aprendizagem de crianças.
Palavras-chave
Dificuldades. Aprendizagem. Jogos.
Texto completo
Direitos Autorais - 2018
Cristiane Raquel de Quevedo Fernandes; Ana Paula Ribeiro Kobarg; Viviane Frainer.
Sinergia Sistema de Ensino - Faculdade Sinergia
Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, 199, Bairro São Pedro, Navegantes-SC.
CEP 88370-053.
Fone: (47) 3342-9738
E-mail: revistaonline@sinergia.edu.br