O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO BRASIL - QUANDO HÁ COMETIMENTO DE CRIME?

CECHINEL, Adelina; PASQUALI, Charlei Diego; OLIVEIRA, Marco Antônio de; COSTA, Natalia Ferreira; COSTA, Wilson Roberto Natividade; SANTOS, Jazam.

Resumo

A pesquisa tem a finalidade de apontar a possibilidade de cometimento de crimes tributários pelo empresário que, objetivando obter melhores resultados e redução dos custos dos tributos, realiza de forma inadequada o planejamento tributário. Apresentam-se os possíveis benefícios de um correto planejamento, com amparado na legislação em vigor, para que não haja a configuração de crime por parte do empresário. Ressalta-se a importância do adequado entendimento da legislação tributária e de uma equipe bem preparada, pois há necessidade da aplicação da apropriada hermenêutica jurídica tributária, que, caso não seja corretamente observada, poderá ocorrer o pagamento indevido, ou até mesmo, o recolhimento incorreto dos impostos. Para tanto, utilizou-se o método dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica com a utilização de livros, artigos e referências da internet. Conclui-se que a devida importância ao exímio planejamento tributário é ferramenta fundamental na estratégia empresarial a obter resultados mais competitivos no mundo globalizado.

Palavras-chave

Planejamento tributário. Crimes tributários. Redução dos custos.

Texto completo

Apontamentos

Não há apontamentos

Direitos Autorais - 2019

Adelina Cechinel; Charlei Diego Pasquali; Marco Antônio de Oliveira; Natalia Ferreira Costa; Wilson Roberto Natividade Costa; Jazam Santos.

Sinergia Sistema de Ensino - Faculdade Sinergia

Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, 199, Bairro São Pedro, Navegantes-SC.
CEP 88370-053.
Fone: (47) 3342-9738
E-mail: revistaonline@sinergia.edu.br

Colégio

Faculdade

Conversar pelo WhatsApp

Olá! Precisa conversar pelo WhatsApp?

Selecione abaixo o setor desejado.

Secretaria

+5547992584920

Coordenação Colégio

+5547984479181

Financeiro

+5547991028279

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Mais sobre nossos cookies: clique aqui.