BIOMAPA - METODOLOGIA USADA PARA A IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS DO SISTEMA DE ENSINO SINERGIA, NAVEGANTES - SC

ROEDEL, Tamily; MATOS, Camila Poleza

Resumo

O biomapa é uma metodologia que consiste na elaboração de mapas com a participação de uma comunidade, para entender elementos biofísicos e socioculturais de um ambiente, contribuindo para a percepção dos impactos das ações da comunidade em seu meio. O objetivo geral deste trabalho é aplicar uma metodologia para garantir a participação dos alunos no levantamento de aspectos e impactos ambientais do Sistema de Ensino – Sinergia, e como objetivos específicos: (i) verificar quais os problemas encontrados na comunidade, (ii) identificar os recursos naturais utilizados na Instituição, e (iii) analisar os biomapas produzidos pelos alunos. Este trabalho seguiu uma abordagem quali-quantitativa, método de pesquisa exploratório, e tipo de pesquisa participante. Os resultados foram apresentados em forma de tabelas. Os recursos naturais encontrados no entorno foram água, ar, energia solar, vegetação, solo, lixo, animais e areia. Os recursos naturais consumidos de acordo com o biomapa são água, energia, entre outros. Constatou-se que o que é jogado fora, para os alunos, são os papéis, plásticos, restos de borracha, embalagens das cargas de canetões e alimentos orgânicos. Os principais aspectos ambientais observados pelos alunos foram o consumo de energia elétrica, geração de resíduos sólidos e consumo de água. Ao levantar os aspectos e os impactos ambientais, a Instituição pôde aplicar a norma ISO 14001, que trata do Sistema de Gestão Ambiental. Os autores que embasaram esta pesquisa foram Teixeira, Duarte e Morimoto (2008), ABNT (2015), Barbieri (2011), Brasil (1981; 2012; 2010), Moura (2014), e Sánchez (2013).

Biomapa. Percepção ambiental. Aspectos ambientais.

Texto completo

Apontamentos

Não há apontamentos

Direitos Autorais - 2020

Tamily Roedel; Camila Poleza Matos

Sinergia Sistema de Ensino - Faculdade Sinergia

Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, 199, Bairro São Pedro, Navegantes-SC.
CEP 88370-053.
E-mail: revistaonline@sinergia.edu.br