A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONHECIMENTO INTRÍNSECO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS

BARBOSA, Patricia Hinsching Alves; MAFRA, Ana Isabela

Resumo

Este artigo teve como finalidade enfatizar a importância do conhecimento interdisciplinar que o docente dos anos iniciais possui para a sua atuação em sala de aula, promovendo, assim, um ensino/aprendizagem mais dinâmico. A interdisciplinaridade atua para contextualizar a vivência escolar dos discentes como seres pensantes, criativos, únicos e sociais, pois somente os docentes podem contribuir para o rompimento deste processo equivocado e alienante da fragmentação do conhecimento e superar essa contradição histórica entre o saber e a realidade. A pesquisa qualitativa foi fundamentada com base no estudo bibliográfico de autores como Fazenda (2008) e Morin (2000), que explanam sobre interdisciplinaridade, e entrevista estruturada num questionário que foi aplicado com quatro docentes de anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Navegantes-SC, para constatar os seus conhecimentos interdisciplinares, além da sua aplicabilidade. O resultado da pesquisa foi apresentado em uma tabela comparativa, expondo as questões. Nas respostas dos docentes, observou-se certa preocupação, pois 25% dos docentes mostraram não ter conhecimento do significado da interdisciplinaridade, mostrando que nem todos são conscientes da importância de se realizar a interdisciplinaridade, que trazem consigo de sua formação acadêmica. Apenas 25% dos docentes conseguiram explicar um exemplo de atividades interdisciplinar que utiliza nas aulas, contradizendo a questão que todos realizam a interdisciplinaridade, pois os outros docentes não souberam dar exemplos no momento da entrevista. Assim, há necessidade da coordenação pedagógica escolar fomentar e exigir com mais frequência a realização da interdisciplinaridade, vendo que a aplicação da mesma é considerada essencial, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (1999).

Docência. Interdisciplinaridade. Conhecimento.

Texto completo

Apontamentos

Não há apontamentos

Direitos Autorais - 2020

Patricia Hinsching Alves Barbosa; Ana Isabela Mafra

Sinergia Sistema de Ensino - Faculdade Sinergia

Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, 199, Bairro São Pedro, Navegantes-SC.
CEP 88370-053.
E-mail: revistaonline@sinergia.edu.br