ANÁLISE DA ESCRITA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA SENSORIONEURAL INSERIDA NO ENSINO REGULAR
DUARTE, Janaina Luciane; GONZAGA, Claudia Maria Sedrez; BUFFA, Maria José Monteiro Benjamin
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a escrita de seis crianças, entre sete e oito anos, com perda auditiva sensorioneural que frequentam o Centro Educacional do Deficiente Auditivo (Cedau), no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC- USP), em Bauru-SP. No contra turno, frequentam escola de ensino regular, todas em processo de reabilitação na abordagem aurioral e em fase de alfabetização. As seis crianças fazem uso de implante coclear (I/C) e/ou Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). O instrumento de dados consistiu em uma Prova das quatro palavras e uma frase adaptada de Grossi (1987). Concluiu-se que a maioria das crianças apresentou alterações ortográficas incompatíveis com seu nível escolar. As dificuldades apresentadas pela maioria das crianças estão em estruturar frases corretamente de acordo com a sintaxe e a semântica da língua portuguesa.
Palavras-chave
Abordagem Aurioral. Deficiência Auditiva. Educação Inclusiva. Implante Coclear.
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Janaina Luciane Duarte, Claudia Maria Sedrez Gonzaga, Maria José Monteiro Benjamin Buffa
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