GESTÃO ESTRATÉGICA NA PORTONAVE: ANÁLISE DA DIRETRIZ FOCO NO CLIENTE
OLIVEIRA, Bruna Roberta de; GRAÇA, Cirlene Inacio da.
Resumo
Uma empresa de sucesso, com vantagem competitiva, é o objetivo de toda direção. Para isso, é necessária a implantação da gestão estratégica, pois ela é a responsável por formular estratégias para alcançar as metas estabelecidas. Outro fator determinante para o sucesso organizacional, é a fidelização e retenção de clientes, pois eles são a fonte de lucro de todas as empresas, por este motivo, é imprescindível que as empresas formulem estratégias com foco no cliente. Diante disso, surge a questão problema da pesquisa: Como a diretriz Foco no Cliente é desenvolvida na Gestão Estratégica da empresa Portonave? O objetivo geral do estudo é analisar como a diretriz foco no cliente é desenvolvida na Gestão Estratégica da empresa Portonave. Trata-se de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos é um estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio dos documentos disponibilizados pela empresa e por aplicação de entrevista semiestruturada. Após a coleta, os dados foram analisados por meio da análise de documentos e das narrativas dos participantes. Com o desenvolvimento deste estudo, foi possível compreender que a diretriz foco no cliente é desenvolvida na Gestão Estratégica da empresa Portonave em todas as áreas da empresa, e todos os resultados alcançados nesta diretriz são satisfatórios, pois atingem a satisfação do cliente.
Palavras-chave
gestão estratégica; planejamento estratégico; cliente; marketing.
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